quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

De toda parte do mundo

Bolywood


Eu nem sei muito bem qual é a dessa novela nova "Caminho das Índias", mas o que eu sei é que aqui em casa, a gente adora as coreografias dos filmes indianos. Há muito tempo. A Gaby é totalmente vidrada, conhece quase todos os atores dos filmes, coleciona um monte de filmes indianos, e se bobear daqui a pouco tá fazendo um curso de "hindi" por correspondência.

Os filmes sao super longos, com histórias de amor e romance bem coisa de antigamente, sem beijos, muita história triste e água com açúcar, sempre com muita música e coreografia.

Digamos que o gosto musical aqui em casa é totalmente confuso e eclético, as crianças nao tem a menor ideia do que seja um samba, mas conhecem as melhores músicas da MPB e as mais tradicionais de Vinícius de Morais e Toquinho. Nao tem a menor idéia de quem seja Legiao Urbana. Gostam das músicas mais antigas de Yvete Sangalo. acompanham as músicas de maior sucesso internacionais, (claro), gostam de Rock alemao e Rap alemao também (eunumentendonada), e andam sempre fuçando as TOP TEN de Israel.

Com esse samba de crioulo doido (tá achando que é bolinho educar crianças judias brasileiras na Alemanha?) me lembro quando a nao muito tempo atrás o Felipe perguntou:

-Mae, mas a gente é de verdade o que? Eu nao sei de cor nem hino nacional do Brasil nem o da Alemanha, só o de Israel.

-Bora aprender menino.....

A classe da Gaby está preparando uma noite musical e cada criança tem que apresentar e tocar (a maioria na flauta ) a música de um país diferente. A coitada da professora vai acompanhar no piano. A Gaby escolheu Aquarela do Toquinho, e hoje nós imprimimos a partitura pra professora e traduzimos a música pro alemao. Traduzimos é metáfora pra Juliana traduziu.

Achei super interessante e muito válido o esforço e a paciência da professora pra aprender as músicas pra poder acompanhar as crianças.


Pop Rock israelense



Pop-Rock alemao



A minha irma nao gosta de nenhuma música em alemao, ela nao entende a letra e diz que eu só gosto porque já me "acostumei".

4 comentários:

Marcia H disse...

Ecléticos, com letra maiúscula

e diga a ele que acalme-se, muitos brasileiros natos e muitos alemaes natos também nao sabem seus hinos

nada q o youtube nao ajude ;-)
bj

SandraM disse...

Carlinha, aqui é mais ou menos a mesma salada. A menina Gio gosta das coreografias em geral, também da Bollywood. Os moleques curtem muito hiphop alemao e americano, eu vou de mpb e rock soft americano e maridao curte clássica, caipira brasileira, rock brasileiro e americano. Já viu né. Dois dias atrás tentamos dancar tango ...

Ciça Donner disse...

E qual hino tu ensinaste pra ele???

Anônimo disse...

Bota "Multikulti" nisso! Vc gosta das músicas em alemao exatamente porque entende, né? A música alema melhorou muito nos últimos anos, isso sim. Eu, da minha parte, gosto muito. Beijo e bom final de semana!
Sandra