quarta-feira, 5 de julho de 2006

Gripe de verao


Pois é, aqui tem disso.Vírus com outro nome, doenças diferentes e tratamento idem.
O sistema de saúde alemao é ao mesmo tempo adorado e odiado por todos,mas quem sofre com ele principalmente, somos nós estrangeiros que se temos um bom plano de saúde no Brasil estamos acostumados a ser mimados , e aqui.....Bom, melhor nem entrar em detalhes, já é bastante quando o médico se lembra de voce; e se te sorri entao, aí sim voces sao íntimos.
Plano de saúde é obrigatório por lei, todo mundo é assegurado pelos mais diversos tipo de "caixa de saúde" ou as Krankenkasse. Ou um sistema de saúde básico e único, tipo INPS ou SUS,que funciona perfeitamente, mas que nao deixa de ser público, e por isso nem sempre corresponde às nossa expectativas ou necessidades.
As consultas sao na maioria rapidíssimas, e focadas basicamente naquilo que voce está sentindo no momento,nada de fazer do ortopedista terapeuta ou psiquiatra, como no Brasil porque nao dá tempo e ele na maioria das vezes nao estará interessado na sua "vida íntima".
Deitar na maca? Nem pense nisso. Na maioria das vezes o clínico geral diagnostica a tua dor de barriga com voce ali sentadinho na cadeira mesmo.
Ah! O clínico geral. Esse é imprescindível,porque ele é que trata de tudo, desde a unha encravada até queda de sombrancelha. Se ele achar que há necessidade ele te encaminha pra um especialista, e pra isso te dá um Überweisung que é uma guia de encaminhamento para o especialista.
Péssimo, pra nós brasileiros que além de termos mania de se auto medicar também costumamos nos auto diagnosticar,mas aqui nao rola de voce marcar uma consulta no cardiologista por sua conta, sem passar pelo clínico geral ou Hausarzt , e ele te dar o Überweisung.
Laboratórios? Nem pensar. Os exames sao feitos no próprio consultório na grande maioria das vezes, e voce poderá desfilar pela sala de espera tranquilamente com um potinho cheinho de xixi, até o balcao.
Coleta de sangue, ultra sonografias, raios-x, e até tomar soro se necessário for, tudo no próprio consultório, nada de grandes deslocamentos. O problema é convencer o médico de que voce "precisa" de exames,porque ao contrário dos nossos médicos brasileiros, eles nao parecem muito chegados à exames nao.
Eu to falando isso,porque desde domingo que eu nao estava me sentindo bem, diarréia, enjoos, febre e muitas dores no corpo. Fui ao Dr. Bonzinho aqui da esquina porque era mais perto e eu nao tava mesmo podendo andar muito.
-Entao to me sentindobem mal Dr., parece que eu fui atropelada por uma Kombi.
Tudo ali sentadinha na cadeira,lógico. Ele bota a mao na minha barriga,dá umas apalpadelas, pergunta se dói e sai com essa:
-A Sra. nao está grávida?
-Sr. doutor, eu sou pobre mas sou limpinha né? Já tenho quatro filhos, nao,nao estou grávida nao, e além do mais gravidez nao dá febre dá?
-Entao a Sra. está com uma gripe de verao.
É aqui tem disso, diferente da outra gripe velha conhecida nossa, essa gripe de verao, dá diarréias e vomitos. Mas acho que é um nome diferente pra virose.
Mas tudo bem, hoje já estou me sentindo melhor, me recomendou repouso (tarefa facílima com um calor de mais de 30ºC e com a casa de pernas pro ar) e ....Iupi!!! Uma semana em casa.
Todo doente precisa de um atestado médico pra justificar a falta no trabalho (Krankenmeldung) e os médicos adoram prescreve-los. Sem problema nenhum te dao uma semana ou até mais em casos de gripe e resfriado.
Todo brasileiro acha muito, e a gente faz a maior piada disso, mas a verdade é que pra se recuperar bem de um resfriado o corpo precisa mesmo desse tempo, e o médico respeita.
Mas a melhor parte, é que os dias nao trabalhados sao igualmente pagos e ninguém vai te despedir por isso e na grande maioria das vezes também nao farao cara feia.

6 comentários:

Ingrid Littmann disse...

Que Beleza!!!!!!!!aproveite seus dias bem merecidos, e fique boazinha! tome cha e coloque seus pezinhos pra cima, isso se possivel. Mãe de quatro, merece muito Mimo.

Carlinha, se lembra como era assistencia medica em Israel, que nem que nem isso mesmo que você contou.....

Mas ti digo por experiencia, melhor que cair neste capitalismo feroz e ter medo de ficar doente, caso não tenha uma boa assoistencia medica.

Graças a D"us a gente pode se dar por satisfeito........
beijosssssssssss e melhorassssssss

Carina disse...

Carla!!
Que maravilha de diagnóstico!!
De gravidez pra gripe, realmente esta foi ótima.
O bom é que como vc vai ficar a semana toda em casa tenho certeza que vou tirar a barriga da miséria no sábado! hahahah
Vc tem tempo pra caprichar!
Um beijo e cuide-se!!!

VALERIA MARTIN disse...

Parecidíssimos os sintomas de grávida febril e pripe com febre de verão...KKKK....
Aproveite as tardes e estimas melhoras.Beijos.

Pururuca do Brejo disse...

Aqui é igual. No Brasil estava acostumada a ter tudo na hora e aqui tenho que ter paciência. Fui no clínico geral e ele me encaminhou ao angiologista que só me atendeu 2 anos depois. Sério mesmo! Foi em novembro de 2003 e só em fevereiro de 2006 fui chamada pra consulta! Se não quiser esperar, é só pagar.

Carla disse...

POis é gente! Quer atendimento de primeiríssima, tem que pagar e muito caro por ele.

Por outro lado como disse a Ingrid,é uma medicina ao alcance de todos.

Beleza de diagnóstico de gravidez à gripe em 30 segs,os médicos daqui passam mesmo uma puta segurança,hahahha!!!

Beijocas,

Marcia disse...

Nossa Carla deve ser horrível ficar resfriada e com febre num calorão desses.

Mas tomara que depois dos 5 dias você já esteja bem de novo :)