
Aqui na Alemanha,ou pelo menos aqui em Frankfurt nao se ve pessoas pedindo esmolas. Às vezes pedintes sentados em áeras mais movimentadas,com aquela velha cena do chapeuzinho ali no chao e eles lá sentados aguardando a sua moedinha. Também dependendo do local, dependenetes químicos, pedindo granna "pra comida",ou bebados pedindo dinheiro "pra passagem". Mas de um modo geral, nao é uma cena muito comum.
mas ontem de manha no trem estava sentada com um casal de velhinhos à minha frente ,quando uma moça assim bem maltrapilha pediu uns trocos. Ela nao se encaixava em nenhum desses perfis na verdade, e só dizia que queria uns trocados.
O Sr. `a minha frente fez com que ela repetisse a frase.
-Mas quanto voce precisa?
-De um trocado,só.
-Mas pra que? mais ou menos quanto?
Eu achei engraçado, ele estava entrevistando a moça, ele até tinha intençoes de lhe dar algum dinheiro mas queria de qualquer maneira saber o motivo de ela estar ali pedindo, e ela acho que meia sem graça, e sem uma desculpa melhor pra dar, disse que era pra comprar um sorvete.
O Sr. todo satisfeito entao abriu a carteira e entregou uma moeda de dois €uros à moça.
Dá pra comprar um sorvete de duas bolas, ou um picolé legal, entao qual nao foi a surpresa do Sr e sua Sra,quando ela agradeceu bem feliz , e seguiu adiante pedindo mais trocados.
O Sr. ficou indiganado e começou a comentar com a esposa:
-Mas ela nao queria comprar um sorvete? Eu lhe dei o dinheiro porque ela continua pedindo?
E a Sra. na sua indignaçao,acompanhava a moça com o olhar só repetindo que nao sabia, mas que achava que ela estava pedindo esmolas.
Esmolas? Disse ele mais indigando ainda, mas porque?
Nao é estranho nao ter um motivo real pra pedir esmolas? O governo normalmente supre os cidadaos nas suas necessidades básicas, nao há mesmo motivo pra pedir olhando desse ponto de vista.
Lógico que aqui na Alemanha sempre se pode pedir esmolas pelos mais diversos motivos: Bebida,drogas ou outros, mas nao por necessidade verdadeira.
Fiquei imaginando que aqueles senhores tinham vivenciado a segunda guerra mundial,onde com certeza havia motivos para esmolar, nao sei o que mais se passava na cabeça deles, só murmuravam indignados.
Fiquei só imaginando esse mesmo casal andando nas ruas de Sao Paulo,onde em cada esquina alguém te pede um troco,um pastel, um cigarro.
3 comentários:
Faz tempo que você saiu do Brasil?
Se faz, minha cara,agora está muito pior,não é só pedinte ,é assalto quase na certa,e umas pessoas mal encaradas,que você acaba dando tudo que tem....
Tenho certeza que em outras partes do mundo ,teriam tomado alguma providência ,mas fazer o que,estamos no BRASIL...
Estranho esta diferença cultural e de visão...
Se alguém no Brasil diz que é pra comprar sorvete ou qualquer artigo superfluo ninguém dá, xinga, manda trabalhar e afins.
Realmente é uma situação interessante esta e me deixou pensativa.
Um beijo Carla, agora aprendi a comentar!! hihihi
Valéria, fazem quatro anos que eu saí do Brasil, e ouço mesmo dizer que a coisa piorou muito de lá pra cá.É uma pena o que acontece no nosso país.
Eeee Carina que legal que vc aprendeu a comentar,foi essa visao diferente da coisa que me fez memso pensar no assunto, é um outro lado da moeda com a qual a gente nao está acostumado.
Beijos, proces meninas
Postar um comentário