segunda-feira, 1 de maio de 2006

Voce tá me entendendo?

Muita gente já vivenciou as dificuldades de se ter que aprender uma nova língua, de se tornar analfabeto depois de tantos anos e de descobrir que nao consegue se comunicar e se fazer entender.E todo mundo tem uma história mais ou menos engraçada, ou até triste pra contar.Fato é: Nao dá pra falar e pensar em uma língua estrangeira antes das oito horas da manha.Esse é o meu caso pelo menos. Muita gente pode até falar mandarim antes das 6:00,mas eu preciso de um tempo para que o meu cérebro desperte e comece a raciocinar em outra língua.A minha primeira reaçao quando eu nao entendo nada do que foi dito é o famoso: -Sorry?

Bom, se esse recurso nao funcionar,só resta dar um sorrisinho afirmativo e bege. Sorrisinho ....e lá está a pessoa diante de voce ,paradinha te encarando esperando por uma resposta. -Porque raios ele quer uma resposta meu sorrisinho nao bastou? E agora eu digo o que?

-Good Morning young lady,do you need a .............ation?

-A vacation? Ah Sr Passageiro,me desculpe,o Sr notou como eu estou cansada hoje nao é? Sabe o que é? Minha vida nao está fácil,sabe como é né?,casa,filhos,preocupaçao,roupa pra passar,levantar cedo,mas eu nao posso tirar férias agora nao,sabe como é copa do mundo está chegando e a empresa disse que......

-I´m Sorry ,mas eu só queria saber se voce precisa de uma Identification.....

-Ah,claro,porque o Sr nao disse logo? Seu passaporte por favor!

Olha pior do que isso,só aeromoça soletrando o sobrenome antes das sete da manha:

-Will,Kelly . Dabliu,ai,el,el.....Kei,i,el,el uai.

-Como équié? Posso ver o seu crachá por favor?

Eu entendo a boa vontade delas,elas só querem ajudar,mas juntar tudo isso e transformar em um nome,demoraria pelo menos uns quinze minutos,isso se ela nao se chamar: Margareth Howard Jones.

E como as doenças se simplificam quando voce tem que ir ao médico e nao sabe falar a língua?

-O que a Sra, tem?

-Dor de ouvido.

Na verdade voce tem uma tremenda dor de ouvido que dói mais na parte de baixo,principalmente quando está deitado,às vezes dá até umas pontadinhas, e se aperrtar piora ,mas.....se voce nao for bacharéu em mímica vai ficar só na simples dor de ouvido mesmo. Aqui ó!

Me lembro que antes de falar alemao,o meu maior sonho era poder entrar na padaria e pedir o pao que eu queria e nao aquele que me empurravam. Eu tinha uma vontade louca de gritar:

-Nao,nao quero esse,eu quero aquele mais queimadinho que está mais atrás à esquerda sabe? O mais gordinho.

Em vez de simplesmente:

Um pao por favor. Obrigada!

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi CArlllaaa... cheguei hoje aqui. to amando... hahahahah
um pao!! otimo.

beijos.. tchu