quarta-feira, 10 de maio de 2006

Nao repara....


nao tá, Sr.Moço do seguro?
Eu marquei com o Sr. Moço do seguro hoje aqui em casa às 8 da manha!!! Eu nao devia estar muito sóbria quando marquei esse horário,porque é nesse horário que as coisas estao mais caóticas. As camas ainda estao por fazer,os restos do café da manha estao na mesa, cheiro de casa "dormida",enfins...caos matutino. Mas agora já marquei, está marcado e nao adianta dizer pro moço nao reparar,até porque eu acho que eu nem sei dizer isso em alemao.
Aliás acho que os alemaes nem dizem isso. Deve ser um costume brasileiro de dizer "nao repara".
E porque a gente sempre diz nao repara se na maioria das vezes é em vao?!?
Acho que o "nao repara" é um apelo desesperado para o "nao me julgue" por favor!!!
Apesar do Sr. Moço do seguro estar mais interessado em vender seguros eu acho que ele iria reparar sim, se por exemplo fosse ao banheiro e visse lá calcinhas penduradas.
Como nao reparar em calcinhas penduradas no banheiro alheio?
Aliás, tirei do banheiro tudo aquilo que pudesse fazer com que o Sr. Moço do seguro "reparasse".
O pior de tudo é que parece que quando as pessoas pedem pra nao reparar,aí sim é que dá uma vontade louca de olhar.
E a culpa que dá quando a pessoa pede pra gente nao reparar e a gente repara?!?
-Ai meu D-us reparei e agora? Ela pediu tanto pra eu nao reparar...mas também como eu nao ia reparar? Um sofá vermelho no meio da sala toda azul!!!!
Pior do que a culpa de ter reparado é ser pego reparando!!!!
Um amigo meu estava me mostrando a casa, na primeira vez em que fui visitá-lo, e no quarto dele, ele tinha uma coleçao de....Playmobil!!!!
Que desespero....eu querendo nao reparar naquilo , e os Playmobils todos lá me encarando,tipo: -Nós estamos aqui,reparou?
A minha cabeça já viajando:
-Porque será que ele tem uma coleçao de Playmobil? Será que ele brinca com isso? É de algum sobrinho?
E ele:
-Ah!!! Eu coleciono Playmobil mesmo,repara nao, eu queria tanto quando era criança e nao tinha dinheiro,por isso nao to nem aí....
Eu já nao me concentrei tanto na explicaçao, eu fui pega no ato, eu estava reparando e isso era muito chato.
Mas porque mostrar a casa se é pra gente nao reparar? Tá vendo como essa é uma frase dita em vao?
Meu irmao, Eduardo por exemplo, adora espiar pelas cortinas das casas alheias. Ele vai andando pela rua fazendo o seu próprio Big Brother,até ergue os pés se preciso for,só pra nao perder uma espiadinha na sala alheia.
Mas o reparar é também cultural; por exemplo aqui na Alemanha a gente de verdade nao repara se a amiga estiver com a tábua de passar roupas na sala. No Brasil,isso seria impensável,acho que nunca entrei numa sala com tábua de passar roupas aberta.
Aqui a gente também nao repara se alguém estiver comendo na rua,ou no trem. Ainda que seja uma banana ou uma pizza lambuzenta.
Ser farofeiro aqui também nao é problema,ninguém repara, a nao ser que voce leve um carrinho de compras,cheio de comida para a piscina,aí sim!!!!
Todo mundo aqui vai reparar se voce chegar atrasado a um compromisso,ainda que sejam 5 minutos. No Brasil jamais!!!! Ainda vao elogiar a sua pontualidade.
Mas tem coisas que sao reparáveis no mundo inteiro,engordar por exemplo.
Quem nao repara num amigo que engordou? Acho que isso é o pior.
A gente repara em silencio e fica lá ,com a cabeça cheia de idéias sobre o fato.
O reaparar,deixa a gente sem graça, de consciencia pesada,porque é como julgar o outro,entrar na intimidade, e a maioria de nós nao gosta disso.

Bom, no final o Sr. Moço do Seguro acabou nao vindo,porque se perdeu e acabou ficando tarde, a gente marcou pra outro dia, e eu vou ter que mais uma vez tirar todas as coisas reaparáveis do meu banheiro na próxima semana.

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal o texto, Carla!

Adorei! Ah, tomei a liberdade de adicionar seu blog aos meus Favoritos.

Beijocas

Anônimo disse...

Ai Carla,e o pior é que quando a casa tá cheia de bagunça ,aparece todo mundo ;e quando tá arrumadinha não vem ninguém.Você já pensou nisso?

Anônimo disse...

Pensando a respeito do assunto, posso dizer que a Alemanha é um dos poucos países que realmente essa frase "nao repare" nao tem Sentido, pois por aqui ninguem repara em nada mesmo, eles sao muito individualistas os que "reparao" com certeza sao os estrangeiros como Brasileiros, Bulgaros, Colombianos, Italianos, Mexicanos etc.....