quarta-feira, 8 de abril de 2009

Pessach



Estou numa correria danada com os preparativos de Pessach
que apesar de alguns traduzirem como"Páscoa Judaica", sao coisas completamente diferentes.
O Pessach celebra o êxodo do povo judeu e o fim da escravidao do povo judeu no Egito. É a celebraçao da liberdade, e comemora-se o fato de os judeus terem se tornado um povo livre, por assim dizer, porque ser livre tem conotaçoes e significados diferentes pra cada um, mas para resumir, existem muitas festas judaicas e celebraçoes diferentes durante o ano, sendo Pessach uma das mais importantes e celebradas.
E eu tô aqui de pernas bambas e cabelos em pé, como todos os anos, lógico.
Eu me canso pra burro com todos esses preparativos, mas no fundo eu adoro tudo isso, a festa é cheia de pequenos significados e detalhes e particularmente as crianças curtem bastante. É uma festa de família.




Pessach na verdade quer dizer "passagem" ou "travessia"
Mas pra facilitar pra todo mundo, em vez de mais uma vez explicar, e triexplicar, a história é a seguinte: Os egípicios nao quiseram deixar os judeus saírem do Egito, tentaram nos matar nao tiveram sucesso, D-us mandou um monte de praga neles, nós ficamos felizes e por isso a gente se senta, come e bebe, quer melhor?
A mesma história é contada e celebrada da mesma forma ano após ano, há 1400 anos, a mesa é colocada da mesma maneira, as comidas sao as mesmas e a história da saída do povo judeu é contada de pai pra filho da mesma maneira todos esses anos.



É, ser judeu dá um trabalho danado.
CHAG PESSACH SAMEACH!!!
FELIZ PESSACH!!
Post do ano passado.

10 comentários:

Marcia disse...

Carla você sabe ler essas letrinhas desse livro em cima da mesa?

E o Pessach sempre cai junto com a nossa Páscoa?

Carla disse...

Oi Marcia, eu sei ler sim, a Pascoa cai quase sempre na mesma época sim, pq a Santa Ceia nada mais era do q Cristo celebrando o Pessach, o q aconteceu na Santa Ceia já se sabe, por isso as datas sao sempre póximas,

Bjos!

Marcia H disse...

Clara pediu: de novo - no 1o video kkkkk

eu estudei numa escola católica e tive de estudar o novo e o velho testamento. lembro muito bem de ter ficado imaginando: como é que ele separou o mar?

o que se come, heim Carla? só precisa de motivo para se comer e beber, né? contando causos entao, fica tudo mais alegre ;-)

bjs

Anunciação disse...

pessach=passagem=páscoa.Que tudo se passe na maior harmonia,alegria e paz.Um abraço.

Luciana disse...

E' um tempo especial, sem duvida. Feliz pessach!

Jaboticaba Preta disse...

Chag Pessach Sameach.

Beijocas

ESTER disse...

Ca,
recebi seu e-mail agora.
adorei sua explicacao concisa do Pessach e o vídeo Who Let the Jews out??
pois é, atravessar, é com a gente mesmo!!!!!
chag sameach p ti e p sua michpahá.
neshikot,
ester

Ana disse...

Anunciação, Páscoa não quer dizer passagem, não. É ressurreição, vem do grego. Ressurreição não é passagem...:-)

Bjos

Marcia disse...

Carla e comida Kosher - é assim que se escreve? Todo judeu come essa comida ou são só os ortodoxos? E qual é a "regra" de preparo dessa comida?

Ana disse...

Carla, acho que tu devias colocar um YFAQ em algum lugar do blog..hehehehe
Beijos