domingo, 28 de setembro de 2008

Ano Novo Judaico e suas particularidades.




Já falei sobre o Rosh Hashaná aqui e aqui. E mais uma vez estou às voltas com a cozinha.
Uma amiga minha que nao leva o menor jeito pra fazer arroz, resolveu fazer o jantar de Rosh Hashaná, sozinha e me ligou agora há pouco em pânico!
-Nunca mais vou fazer nada disso, que porcaria, nada dá certo. Você fez gefilte fish, Carla?

-Você tá maluca, gefilte fish a gente COMPRA, na latinha, no vidro, qualquer coisa, fazer NUNCA!

-Pois é, mas eu achei que eu podia fazer e procurei receitas na internet, porque queriam me cobrar 10 euros por UM gefilte fish. Imagina OITENTA EUROS só de Gefilte fish, ou podia servir um terço pra cada convidado...

-Mas você achou alguma receita?

-Achei, começava assim: Mantenha a carpa viva por três dias na banheira pra tirar o cheiro característico de lodo...Eu nao sei nem o que É uma carpa!!!

-Bom e também nao ia adiantar, a carpa iria ficar sem cheiro de lodo mas você ia ficar com cheiro de carpa.

-Olha Carla, ainda bem que eu sou boa de cama, porque de cozinha....

-E o bolo de mel?

-Queimou por fora e está cru por dentro.

-E os varenikes?

-Estao enormes e pálidos.



-Você sovou bem a massa?

-Sovar? O que é isso? Eu bati a massa na batedeira...

-Bom mas ainda tem a carne, você vai servir alguma carne nao?

-Vou, frango com geléia cítrica, eu vi uma receita na internet.

-Amiga?

-Hanh?

-No próximo ano você aceita o meu convite?

-Aceito, Carla aceito...


SHANÁ TOVÁ UMETUKÁ!!!!!