sábado, 14 de outubro de 2006

Intolerancia à lactose/Alergia à leite


Faz um tempo que eu tenho vontade de escrever sobre isso aqui. Mas ontem o Alex me pediu um post sobre o assunto, porque muita gente desconhece ou nada sabe sobre o assunto. O assunto é obviamente extenso,mas vou falar um pouquinho sobre a nossa própria experiencia.
Alex, Juliana e Thomas, sofrem de intolerancia à lactose ou mais comumente falando tem alergia à leite e derivados.
Alex desconfia que sempre teve alergia mas só recentemente teve o diagnóstico. A Ju e o Thomas tinham alergia quando bebes, mas sao coisas completamente diferentes, nao quer dizer que um bebe que sofra de intolerancia à lactose, vá trazer o problema para a vida adlta, e assim nós fomos reitruduzindo o leite e derivados na vida deles quando eles tinham por volta de um ano de idade, aparentemente sem problemas, o que nao era d etodo verdade.
A Juliana foi internada inúmeras vezes com diferentes sintomas e teve diferentes diagnósticos, um inchaço na área do intestino, fez inúmeras endoscopias, teve suspeita de gastrite, mas nao sei porque nao desconfiaram da alergia. Ela sempre sofreu de problemas gástricos, dores de barriga,inchaços na regiao abdominal.
Alex no entanto teve sintomas completamente diferentes. Diarréias cronicas, que a gente sempre atribuía ao estress, ou à uma outra coisa qualquer, certa vez ele chegou à sugerir à um médico o exame, mas o médico disse à ele que leite é um alimento super saudável,mas ve se pode.
Thomas, tem dores de barriga, mas nao cólicas e inchaços, mas tem muita dor de cabeça, enjoos e vomitos.
Sintomas completamente diferentes para um mesmo problema.
Nao é nada fácil dizer à uma criança que ela nao pode comer mais nehum iogurte, que tem que esquecer os danoninhos, achocolatados e chocolates. Mas isso é só o começo.
Se pararem pra prestar atençao verao em quantos alimentos encontramos lactose, é infinito.
Normalmente leio todos os rótulos, com muita atençao,mas deixei passar as batatas fritas de pacote,jamais imaginei, e lá estava de novo: Contém lactose.
Inacreditável, nós sempre lemos atentamente todos os rótulos, muitos tipos de molhos e sopas de pacote,também contém lactose.
Vários tipos de remédios,inclusive um que a Ju estava tomando pra dor de estomago.
Negócio é que muita gente sofre do problema e nem sabe, nem desconfia, e os sintomas quase sempre levam à um falso diagnóstico.
Só na Alemanha 12 milhoes de pessoas sofrem desse problema e mesmo assim a oferta de produtos alternativos é ainda muito pequena.
Depois do desmame a Ju e o Thomas tomaram leites alternativos, a Ju se deu bem com leite de soja,mas Thomas teve alergia também a esse leite e passou `a tomar um leite alternativo (Alfarré ou Pregomim).Esses leites tem o custo elevadíssimo e na nossa época o preço era cotado em dólar e nem sempre encontrávamos o leite em qualquer lugar, por isso quando a gente achava já comprávamos logo dez latas e pedíamos um desconto.
O preço de uma lata deste leite hoje gira em torno de R$ 155,00.
Muitas vezes nossos amigos e parentes nos davam uma lata de presente. Detalhe: uma lata dura no máximo 4 dias.
NOs EUA fala-se que um a cada quatro ou cinco adultos pode sofrer de alguma intolerancia ao leite,descendentes brancos de europeus tem uma incidencia menor, de 25%,nos afro-americanos,como nos índios, nos mexicanos e nos judeus o índice é de 50%.
Nos asiáticos o índice é de 90%,aliás foi assim que o pediatra deu a notícia pra Ju, perguntando à ela se já tinha comido queijo chines ou japones, ela disse que nao, e ele entao disse que assim como ela, japoneses e chineses nao podem comer queijo.
Infelizmente,nao há tratamento a nao ser a completa abstinencia de lactose.

As pessoas que têm um alto nível de intolerância a lactose devem prestar atenção aos alimentos que, mesmo que em concentrações baixas, contenham lactose. Alguns são:

- batatas, sopas e desjejuns instantâneos
- temperos para as saladas
- balas e outros doces
- misturas para bolos e biscoitos
- adoçantes dietéticos em formato de comprimidos.


Definição
Intolerância à lactose é a incapacidade de digerir a lactose, resultado da deficiência ou ausência da enzima intestinal chamada lactase. Esta enzima possibilita decompor o açúcar do leite em carboidratos mais simples,para a sua melhor absorção. Este problema ocorre em cerca de 25% dos brasileiros.

Classificação
Há três tipos de intolerância à lactose, que são decorrentes de diferentes processos. São eles:

1) deficiência congênita da enzima;

2) diminuição enzimática secundária a doenças intestinais;

3) deficiência primária ou ontogenética.

O primeiro tipo é um defeito genético muito raro, no qual a criança nasce sem a capacidade de produzir lactase. Como o leite materno possui lactose, a criança é acometida logo após o nascimento.

O segundo tipo é bastante comum em crianças no primeiro ano de vida e ocorre devido à diarréia persistente, pois há morte das células da mucosa intestinal (produtoras de lactase). Assim, o indivíduo fica com deficiência temporária de lactase até que estas células sejam repostas.

Estatisticamente, o terceiro tipo é o mais comum na população. Com o avançar da idade, existe a tendência natural à diminuição da produção da lactase. Esse fato é mais evidente em algumas raças como a negra (até 80% dos adultos têm deficiência) e menos comum em outras, como a branca (20% dos adultos).

Mais informaçoes: aqui, aqui e aqui.

9 comentários:

Unknown disse...

Nossa Carla, pra mim ter intolerância a lactose significa somente não poder tomar leite e alguns derivados diretos, mas fiquei pasma com de saber que tem até na batata frita!

Anônimo disse...

norinha querida!
vc tem mesmo talento para as ciencias médicas.Portanto,veja se consegue algum estudo na área para não disperdiçar o dom que é divino.
bjs!!!

Anônimo disse...

norinha querida!
vc tem mesmo talento para as ciencias médicas.Portanto,veja se consegue algum estudo na área para não disperdiçar o dom que é divino.
bjs!!!

Anônimo disse...

Carla, tenho um amigo que tem esse problema. Fico sofrendo por anos terriveis dores de cabeça, hoje ele não come nada derivado de leite.

beijos

Ana disse...

É uma loucura mesmo Carla ! Porque hoje em dia a gente come muita coisa preparada e é uma mistureba só. Conheço gente que tem alergia ao glúten...e ao amendoim, e os traços do amendoim estão em muitos alimentos que nem tem amendoim como ingrediente...Beijocas.

Unknown disse...

É mesmo,nao dá mais pra se ter certeza do que se come, tem que ter muita atençao, o tempo todo, quase todos os alimentos industrializados tem traços de alguma ingrediente que nem é usado no preparo.

Obrigada pelos elogios Doro,mas eu fiz uma pequisinha sobre o assunto,foi só,

Bjos,

Aglais Trennepohl disse...

Florzinha, alergia e intolerância são coisas diferentes, acho que vc se confundiu um pouco. Aqui em casa eu e meus pequenos tb temos essa intolerância, mas é bem fraca. Só não tomamos leite, o restante tá ok.
Já a alergia não pode nada mesmo. Claro que se a intolerância for forte tb não vai poder ingerir muita coisa. Acho que é daí que as duas se confundem.
Mas tá valendo! O negócio é se cuidar!!
bjos mil!!

Sweet Toxicant disse...

Olá,
Estava procurando informações sobre alergia ao leite, pois sou uma pessoa atópica (alérgica a quase tudo).. o leite até então não me havia dado problemas, mas de uns tempos pra cá venho tendo sintomas que não consigo associar a nada mais... náuseas, vômitos, enxaqueca.. já fiz todo tipo de exame, menos com alergista e gastro pois ainda não desconfiava do leite. Agora passei a prestar mais atenção quando os sintomas aparecem e relacionar o que eu havia ingerido e estou desconfiando fortemente do leite. Obrigada por escrever esse post esclarecedor, pois agora já posso ir ao médico e levantar essa hipótese e pedir exames mais específicos!

Rodrigo Colpani disse...

uso a internet para tantas coisas, e para meu bem estar nunca havia utilizado, resolvi pesquisar sobre meu problema e acredite voce salvou minha vida...

estou até com manchas pelo corpo.. e não sabia doque, fui diagnosticado com intolerancia a lactose, mas meu medico não me alertou sobre estes alimentos..

sabado passado por exemplo comi um lanche bob's pronto.. com MUITA BATATA.. e desde sabado estou cada vez pior, dores fortes na bariga e diareia de REI.. e não é a primeira vez.. estou assim a 5 anos já.

é a maldita da batata,os malditos caldo maggie e os malditos miojos!!!