terça-feira, 18 de julho de 2006

É...


Parece que o mundo está mesmo de cabeça pra baixo.
O que será que está acontecendo com a humanidade? Eu tenho saudades de um tempo que eu nem vivi, daqueles do início do século,onde as pessoas usavam chapéu e se cumprimentavam cordialmente. Onde as pessoas sentavam nas calçadas no fim da tarde pra jogar conversa fora, onde os vizinhos se conheciam pelo nome e se cumprimentavam.
Onde as famílias faziam as refeiçoes juntas, as crianças respeitavam os pais e esses nao se violentavam pra dar aos filhos aquilo que nao podem.
Quando estar vestido na última moda nao era essencial. Quando ninguém era julgado pelo número de rugas ou pelo peso.
E nós chamamos esse mundo em que vivemos hoje de evoluçao. Evoluçao de que?
Só se for de bestialidade. Com a crise no oriente médio,centenas de pessoas morrendo,entro nos sites brasileiros em busca de informaçoes, mas é muito mais fácil saber detalhes sobre o novo namorado de Cléo Pires,ou Alexandre Frota ,ou ainda as últimas do futebol brasileiro, do que detalhes sobre a guerra no oriente médio, tem que fuçar bem, e lá em meio ao Sao Paulo Fashion Week dá pra encontrar alguma coisa.
Quando foi que nós passamos à dar mais importancia ao dia-a-dia de pessoas famosas do que aos acontecimentos mundiais? Talvez estejamos mais próximos de Ana Paula Arósio do que soldados israelenses mortos no Líbano, ou Beirute bombardeada.
Talvez a recuperaçao do cantor Daniel de mais ibope do que as vítimas do Tsunami, ou ainda talvez, falando do Sao Paulo Fashion Week, nós nos esqueçamos das desgraças que estao ocorrendo mundo afora. Se isto é o mundo evoluído ,entao pára o mundo que eu quero descer.
Com a humanidade se comportando como bestas, onde é que estamo seguros?
A Denise também falou sobre esse mesmo assunto em 12/07 à respeito dos atentados ocorridos em Mumbai.
Segundo o calendário judaico, os dias compreendidos entre 13 de Julho e 26 de Agosto sao os dias mais negativos do ano.
Me lembro de quando era criança existia um ditado: Agosto mes de desgosto.
Nao sei se ainda se diz isso.
Guerras sempre existiram, mas sinto uma humanidade cada vez mais cruel. Estamos mais egoístas e mais fúteis.
Também gosto de novelas, também leio Caras, quando tenho uma à disposiçao, mas acho que nós nao estamos sabendo dosar as coisas, quando se coloca cirurgia plástica e dsfiles de moda,à frente da vida de seres humanos, alguma coisa está muito errada.
Bem sábios eram nossos avós.

11 comentários:

Anônimo disse...

Naqueles tempos do inicio do seculo...tinha mais diferenca social do que hoje. As mulheres nao podiam estudar. Voce casava com quem teu pai queria e nao podia se separar porque ficava marcada pela sociedade. Pessoas negras nao podiam trabalhar em posicoes importantes, o racismo era maior e mais aberto. A Europa estava cheia de gente passando fome e guerras formentando. A vida era dura sem maquina de lavar, sem forno microondas. Com 4 filhos eu imagino o dia a dia lavando roupa no tanque, costurando, cozinhando. Indo pegar agua pra beber da bica ou da fonte, carregando baldes pra ca e pra la. Nem quero imaginar como era a vida na Asia e na Africa, melhor do que hoje com certeza nao era. E pessoas morrendo jovens com doencas que hoje nem mais existem, dor de dente sem anestesia, parto sem anestesia, ja pensou? Nao, prefiro mil vezes os dias de hoje. Da guerra no Oriente Medio passaram noticias que os brasileiros que estavam la ja estao indo embora. Mas que entristece saber mais de uma calcinha babada do que dos policiais mortos nos ataques do PCC ou do tsunami na Asia ou da guerra, isso é verdade.

Unknown disse...

Pois é Lu,
voce nao deixa de ter razao, mas se antes a gente morria de doenças que nao mais existem,tb hj morre-se de stress. Surgiram a AIDS, a bulimia e a anorexia.
Existem ainda várias listas de discussoes e fóruns internet afora,de mulheres que sao CONTRA a anestesia no parto. (Nao é nem de longe o meu caso).
Cuidar de uma casa com 4 filhos sem máquina de lavar roupas e outras maravilhas eletro-domésticas que hoje nao podemos viver sem,é relativo.Com certeza a vida tb nao era fácil,mas as pessoas nao eram tao fúteis como hoje e tb nao tao cruéis,penso eu. Nao sei se as nossas avós e bisavós,tinham tantos problemas com o serviço doméstico,como nós temos hj em dia. Confesso que eu nao sei como faria sem uma máquina de lavar louças por exemplo.
Mas é óbvio que tb tivemos outras vitórias ao longo do tempo,como as que vc citou acima.
Mas como disse antes o problema maior sao as PRIORIDADES,

Beijo grande,

Ingrid disse...

Oi Carla,

Eu e meu marido temos vários amigos em Israel, e infelizmente as notícias que chegam até nós são sempre preocupantes.
E o que eu tenho medo é que no Brasil, do jeito que a população está cada vez mais alienada, o PCC venha a por no governo seus representantes, assim como o Hezbollah colocou os seus no governo libanês.
Beijos

Unknown disse...

Ingrid, minha querida,
Que D-us nao permita uma coisa dessas, mas voce tem dúvidas de que seria possível?

beijos,

Anônimo disse...

É que dá mais ibope mostrar a Ana Arósio fodendo com o Celulari na novela das oito.

Karla Rensch disse...

Verdade, uma verdadeira vergonha!!!
Beijos!!!!

Anônimo disse...

Realmente este descaso com notícias sobre a guerra no Oriente Médio é tremenda. Li sobre o assunto no blog da Denise e uma amiga de Orkut que mora na Holanda postou o mesmo no Multiply dela, e isto me fez acordar que realmente tratam com descaso este assunto no Brasil, e me envergonha ver que se discute a vida de artistas, e se eles tiraram ou não a roupa, e não se mostra as barbaridas que acontecem do outro lado do mundo, como se isto fosse "outro mundo", "outra realidade"...
Triste...

Anônimo disse...

Carlinha, que tempo foi esse mesmo???????

A maioria das pessoas prefere achatar a cabeça numa melância, de que ver o mundo ao seu redor. É inacreditavel como a humanidade é superficial.

é um tal de salve quem puderrrrrrrrr, beijos

Anônimo disse...

Carla,
Você sabe se expressar mutissimo bem.
Realmente é terrível e preocupante toda esta situação.
Outro dia conversando sobre a guerra com uma colega de trabalho alemã ela me falou: Egal.. que eu sou muito pessimista que tudo isto vai acabar bem..blá, blá, fiquei chocada.Nem uma emoção para com o sofrimento alheio, triste...
E qdo ouço a jovempan pela net, só escuto comentários sobre o julgamento de Sazane & Cravinhos..
Também tenho muito medo do PCC tomar conta de tudo por lá..
O nosso planeta azul é tão lindo, mas os humanos estão a cada dia que passa mais desarhomonizados.

tchau e um final de semana lindo pra você & família.

Anônimo disse...

bom; acho que os humanos continuam selvagens como sempre foram, dominados pela alma animal que temos. mudamos um pouco de "revestimento". apenas isso.
mas rezo sempre para que todos nós ampliemos a nossa consciencia pq sei que a guerra do oriente médio, a questão do pcc, iraque, etc são fruto de todos nos, a HUMANIDADE.
bjs para todos.

Anônimo disse...

Carla,
Não sei de você, mas eu adoro Charles Chaplin deixo aqui 2 frases dele:
[1]
"Ignorar a situação política do mundo em que vivemos seria como esconder a cabeça na areia. É preciso ser muito idiota para tentar ignorá-la quando todos nós fazemos parte dela."
[2]
"Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco."

bjs e tchau de novo :)))