sexta-feira, 23 de junho de 2006

Qual é o futuro dos nossos filhos?


Há um mes atrás eu assinei uma autorizaçao, autorizando a repetencia da Gabriela ne segunda série.
Nao dava mais, ela nao acompanhava, nao estava motivada, e nao tinha porque seguir em frente se na verdade ela esteve ausente durante esse ano.
Nao é falat de capacidade, ela pode,mas diz com todas as letras que nao quer. Simples assim. E nao é fácil botar na cabeça de uma criança dessa idade que os estudos sao importantes pra vida futura dela, porque isso é muito distante e abstrato, entao a gente procurou todo o tempo enfatizar como seria legal ela passar para a terceira série, as novas atividades que haveria no terceiro ano que todas os amigos iriam e ela iria ficar pra trás. Nao deu certo. E fica em mim um sentimento de que eu falhei.
Eu também repeti o sexto ano,nao sei o que meus pais sentiram naquela época,mas acho que era mais uma coisa de: -Voce se ferrou,agora se vira e corre atrás.
Lógico que ela também tinha que passar pela experiencia de que as coisas tem consequencia, mas ainda ssim parece que a falha foi minha.
Bom,aqui na Alemanha nao é tao simples assim repetir o ano, pelo menos aqui em Hessen, que é o nosso estado. Os pais tem que concordar com a repetencia,assinar uma autorizaçao,caso eles nao concordem a escola tem que procurar outros meios,enviar papéis e relatórios para o ministério da Educaçao,etc...Tarefa que além d etrabalhossa pode durar meses.
Tb nao é aceita a repetencia mais de uma vez por período,ou seja,uma vez no primário outra no ginásio e coutra no colegial (Eu sei que essas sao nomenclaturas antigas mas eu nao sei quais sao os nomes usados agora no Brasil),por isso tanta burocracia.
Eu particularmente nao gosto do sistema de eduacaçao alemao,acho muito injusto e acredito que faça com que o indivíduo fique desmotivado prematuramente.
Assim que a criança termina o quarto ano, de acordo com as notas, ela passa a frequentar uma das seguintes opçoes:
Gimnasium,Real Schule ou Hauptschule. Nao vou detalhar cada uma senao o post fica enorme,mas resumidamente, a Hauptschule tira da criança, toda e qualquer chance de um dia fazer uma faculdade, a criança que frequenta esse tipo de escola já est´amarcada, para profissionalmente nao ter mais do que uma profissao braçal, como eles chamam. Carpinteiro,Pintor,Pedreiro ou qualquer coisa nessa direçao. Imaginem o preconceito que sofre uma criança de doze anos que frequenta esse tipo de escola.É como se carregasse um atestado de burrice no bolso, o tempo todo.
A Realschule, quer dizer que a princípio essa criança nao deve fazer uma faculdade,mas cursos profissionalizantes em outras áreas,como aviaçao, (A própria Lufthansa oferece muitos cursos e oportunidades),na área médica,química,etc...A Realschule ainda te dá a oportunidade de tentar prestar o vestibular,mas pra isso vc teria que fazer um ano a mais de escola,ter notas excelentes,e prestar um pré exame.
E por fim o Gimnasium que é para as crianças que certamente farao faculdade. As notas tem que ser excelentes , sao exigidas no mínimo duas línguas estrangeiras,que normalmente sao o ingles e o frances. Em muitas Realschule existem aulas de frances,mas é optativo.
A pressao que as crianças sofrem nos dias de hoje é absurda. No Brasil as crianças fora a escola ainda fazem toda sorte de aulas extra-curriculares, nao acho aulas extra curriculares ruins,mas me lembro sempre de crianças de agendas taolotadas que nós tínhamos que marcar com muita antecedencia uma data pra brincar. As crianças nao tem tempo de brincar. Nao condeno as aulas extras,mas sim o exagero, as crianças acabam nao sendo boas em nada. Porque nao há ser humano que consiga se dedicar verdadeiramente à tantas atividades diferentes.
Ainda que nao digamos em palavras,estamos sempre exigindo que os nossos filhos sejam os melhores,ainda que nós mesmo nao tenhamos sido. Porque nós tememos o futuro deles, nós sabemos ,ou pensamos que conhecemos o mundo que os aguarda. E eles lógico tem receio de nao corresponderem às nossas expectativas.
Todos os dias um sem número de estudantes indianos embacam para os Estados unidos,para todos os cantos nas mais diversas faculdades, na Índia a família inteira se se mobiliz apara poder pagar os estudos de um indivíduo que terá a obrigaçao de se formar e mais tarde ajudar no sustento dos familiares. Atitude muito bacana se nao fosse a pressao que esse indivíduo deve sofrer.
Antes de ontem li uma matéria no jornal que o ministério da educaçao está estudando uma maneira de avaliar melhor o paroveitamente dos alunos. Mutos alunos ficam nervosos em testes e provas e cabam nao tendo o aproveitamento desejado.
Eu mesma era muito boa em "decoreba" e por isso sempre me dava muito bem nos testes de biologia,história e geografia, o que nao comprova necessariamente o meu conhecimento.
Nao deixa de ser interessante separar os alunos que tem melhor aproveitamento dos outros que tenham talvez um pouco mais de dificuldade,mas nao tirar de uma criança tao pequena a motivaçao e as chances,sem falar no preconceito e no stress que essas crianças sofrem pela competiçao desenfreada,já tao cedo.
E só pra terminar e pra que eu talvez nao me sinta tao culpada, Gabriela já voltou pra primeira série,porque nós decidimos que seria melhor ela fazer essas última tres semanas e meia com a classe que vai seguir com ela no próximo ano,está feliz da vida porque ela diz que nessa classe "ela entende" quem sabe isso de à ela mais motivaçao,também achei genial da parte da escola que deixou que ela saia no "recreio" com a antiga classe pra que ela se acostume gradualmente.


*Desculpe os erros de digitaçao,mas o Blogger nao está ajudando, e quando eu tento fazer a revisao some tudo.



8 comentários:

Anônimo disse...

Oh!!!!!!!! Carlinha, que triste. Sei bem como é isso, sofri muito quando estudava. E no Brasil também tem muita competição ou você já se esqueceu que os caxiôes ficam lá na primeira carteira e o resto lá atras.

Incentive sempre a Gabriela, acredite sempre na capacidade dela, tenho certeza que ela vai lhe supreender.

beijos
ps. está estoria me tocou foi fundo.

Anônimo disse...

Nossa Carla que injustiça,como uma criança pode saber de seu futuro,se nem nós como adultos sabemos o que queremos?
Muito triste.Você fez a escolha certa ,agora ela entra ns segunda série ,mais confiante.Fala pra ela ´que tem uma pessoa aqui no Brasil ,que está torcendo por ela.Beijos...

Unknown disse...

Nossa terrível essa separação que eles fazem com as crianças logo cedo! Espero que a sua menina se sinta melhor voltando a fazer o 2º ano.

Elisa disse...

Nossa achei pior do que aqui no Brasil.....
acho que vc fez a escolha certa pra sua filha.
eu pensei assim com meu filho tb, que era o mais novo da classe se tivesse problemas voltaria um ano.
beijo
te vi no blog da Márcia

Unknown disse...

Obrigada pela força,gente. Acho que ela está se sentindo melhor mesmo agora ,pelo menos está se sentindo mais confiante o que já é bem bom.
E concordo mesmo que se a gente já nao sabe o que quer da vida que dirá uma criança pequena, esse sitema realmente me incomoda,mas fazer o que?

Bjos pra todas,

Anônimo disse...

Eu, que ainda não tive filhos, fico torcendo pra que este sistema mude até o dia que os meus futuros filhos entrem na escola, porque também acho uma injustiça este tipo de seleção e nesta fase da vida. Uma dó acabar com os sonhos de uma criança já nesta idade.
Beijos...

Anônimo disse...

Gostei dos seus comentários.
Quer a gente goste ou não aí na Alemanha é assim e as crianças+pais tem que fazer o melhor e se adaptar.
Não adianta contestar porqueas coisas não vão mudar.

Pedro Markun disse...

Ola,

sou editor do Jornal de Debates ( www.jornaldedebates.com.br ) um espaço de livre-discussão na Internet. Esta semana estamos propondo o tema ‘O vestibular é justo?’ e gostaríamos de convidá-lo a escrever sua opinião.

Grato,
Pedro Markun