quinta-feira, 4 de maio de 2006

O caos doméstico

Eu nao sei se é caso terapeutico e nem se existe cura para o caos doméstico. Se houver cura ou soluçao eu estou procurando.
Problema é que aqui na Europa nós nao contamos com nenhuma ajuda,por assim dizer "externa" como a maioria de nós tinha no Brasil.
Uma vizinha, a mae , a amiga ,a madrinha ou a ajudante do lar.
Nós maes e agora "donas de casa",nos vemos perdidas ao ter que assumir tudo sozinhas. Aqui qualquer ajuda custa caro e as suas amigas também teem a casa delas pra cuidar.
A tarefa doméstica mais odiada é passar roupa. Toooodo mundo reclama de passar roupa e entao cada pessoa desenvolve um método pra tentar fugir de tao odiosa tarefa:
-Ah,voce nao sabe? É só pendurar assim no varal menina,bem esticadinho.
-Usa bastante amaciante e ela já sai macia. Ou usa o produto X.+
-Só uso a secadora
-Reza,voce nao sabe rezar?
Eu teoricamente nao tenho problemas em passar roupa,ms acho que as roupas é que nao gostam de mim, porque quando eu me dou conta já tenho uma pilha que vai daqui até Bruxelas se colocada em linha reta. Aí começa:

-Mae eu nao tenho calçaaaaaaaaaaaaaaaaaaa....
-Eu nao tenho meiaaaaaaaaaaaaaaa....

E eu,com vontade de fugir ou chorar!!!!
Mas uma amiga minha esse fim de semana me confessou um segredo:

-Eu preciso de terapia.
-Ué mas porque? Voce nao está bem,o que aconteceu?
-Eu nao consigo guardar a roupa passada,simplesmente nao consigo.
-Como assim nao consegue?
-Nao conseguindo oras,elas ficam lá nas cestas,semanas,meses até,eu até passo,mas eu nao consigo guardar,é mais forte do que eu. E quando eu as guardo,dou de cara com camisetas e outras peças que já nem me lembrava mais.

Olha, confesso que também detesto guardar a roupa passada, acho até pior do que passar a roupa em si,mas penoso pra mim mesmo é limpar a cozinha.
Ah sim, a cozinha a rainha do caos,sao copos pra todos os lados em cima de todas as superfícies,mostarda aberta em cima da mesa,panela de arroz que queimou, margarina aberta,migalhas de pao pra todos os lados e pratos muitos pratos.
Isso se nao foi o seu marido que resolveu cozinhar "pra te ajudar",porque aí sim, a coisa se torna crítica.
Eu diria que praticamente 80% das casas européias possuem máquinas de lavar louça,mas elas nao vao sozinhas pra lá, e os outros habitantes do lar nem sempre estao conscientizados disso.
Muitas vezes eu entro na cozinha, e fico imaginando como seria bom empurrar toda aquela bagunça varanda abaixo. Assim empurrando tudo bem devagarzinho, tudo pra baixo.
Por isso se alguém souber de uma reza bem eficiente ou de uma terapia que de jeito nesse caos,estarei aqui aceitando sugestoes.

3 comentários:

Anônimo disse...

Menina,você lembra do seriado :A feiticeira?Éra bom ,não? Mexer o nariz e zas ...tudo limpinho e arrumadinho.Se te consola aqui em casa ,somos em 4 e só eu pra tudo.Fazer o que ,o negócio é as vezes fechar os olhos....

Anônimo disse...

Dificil Carla...tbem tenho o mesmo problema.O que me incentiva eh a cara do meu marido de desgosto e insatisfacao(kkkkkk) qdo vee a pilha de roupa para passar,ou a pilha para guardar ou para lavar!!Depois de semanas,meses ainda espalhada pela casa!!!
AI EU GUARDO!

Anônimo disse...

invente um seminario sobre a "Dona de casa europeia" quando as louças ja estiverem todas na pia, usadas, sujas e com as tais migalhinhas por todos os lados. Diga que são apenas 12 horas e que vc voltará em breve e renovada.
EM suma, FUJA. Quantos dias vc acha que vc tem que fugir para que os outros "participanmtes" da familia demorem para lavar um copinho??