quarta-feira, 31 de maio de 2006

Diferenças,


O ano escolar está acabando e com isso, começam entao as intermináveis reunioes, os preparativos, festinhas de fim de ano, entrega de notas,viagens etc...etc... Nao é que eu ache ruim isso tudo, só acho muito. talvez a "culpa" seja minha porque tendo quatro filhos qualquer coisa vai ser muito mesmo. Mas às vezes parece que eu nao vou dar conta de tudo, nao vou poder estar presente em todas as festinhas,nem sorrir em todas ,nao vou ter saco pra todas as reunioes e pior nao ter dinheiro pra tudo isso. Aí se a coisa enrola muito eu desenvolvo um sentimento de auto-defesa que mascara um pouco a culpa.
-Culpa da escola que marca essas festinhas, a essa hora da noite.
Boto a culpa no tempo, na escola, na professora,até no meu marido, só pra nao ter que assumir que eu nao dou conta.
As crianças adoram essas ocasioes, e os pais também de certa maneira,uns mais outros menos, mas é a oportunidade de exibir a sua cria que é lógico sempre o mais esperto, o mais criativo e o mais inteligente.
Aí vem as diferenças: No Brasil me lembro das crianças fazendo apresentaçoes teatrais,dançando, cantando ou coisa assim,antes de a gente se mudar pra cá, a classe do meu filho cantou músicas de MPB. Os pais se aglomeram, disputam por um lugar lá na frente, querem fotografar seus filhos do melhor angulo, e lógico aproveitar pra exibir as novas máquinas fotográficas e filmadoras. E um filho no papel principal do teatrinho e a máquina de último tipo entao era a glória.
Eu a minha cunhada costumávamos odiar esse tipo de evento. Mas sao os nossos filhos e no final palmas e maes chorando, em meio às fofocas sobre o carro novo da Beltrana e a lipo da Fulana.
Eu semprei chorei,choro mesmo, e tinha gente que me perguntava:
-Mas voce ainda chora? No quarto filho?
Choro, e choro em enterro de cachorro também,mas que coisa.
Primeira apresentaçao da classe da minha filha aqui e lá vamos nós.
Crianças de MOLETON, imagine, até hoje ainda nao me acostumei.
Esse ano minha filha de 11 anos, fez uma apresentaçao sobre a vida de Igor Stravinsky.
Pelo menos sessenta por cento da escola toca piano e outros quarenta por cento violino. E em quase todas as situaçoes fazem um concerto. A minha filha menor teve que decorar a nona sinfonia de Beethoven .
A Alemanha ainda é muito conservadora, por outro lado as crianças apresentaram Chapeuzinho Vermelho, com meninos fazendo papéis de meninas e vice-versa.
Nao é melhor nem pior, só é diferente. Também tem fofoca e lipoaspiraçao, claro, e pais apontando os seus filhos quase explodindo de orgulho. Também tem pais chegando atrasados e filhos no palco com olhares desesperados procurando pelos pais.
A exibiçao nao fica por conta das máquinas fotográficas ou das filmadoras, isso todo mundo tem, mas sim as Schultüte que é um negocinho aí como esse da foto que a criança recebe dos pais em meio à uma festa grandiosa,quando ingressam na primeira série, é quase como entrar na faculdade. Os pais colocam doces e materiais escolares dentro, e entregam pras crianças durante a cerimonia, as crianças entao vao lá na frente abraçadinhas à sua
Schultüte,pode-se comprar em todas as cores tamanhos e e lógico, preços.Mas muita gente opta por confeccionar a própria. Todo alemao desde 1810 é fotografado com a sua.
O susto que eu levei quando eu vi isso pra vender em tudo quanto é lugar e ficava imaginando pra que é que serviam esses "chapéus de burro".
E vamos nos adaptando, entreguei uma Schultüte cheio de doces pra minha filha quando ela entrou na primeira série, mas por outro lado ela nunca vai dançar quadrilha na escola, o que nao é de todo mundo mal, porque eu tenho maior trauma de nunca ter sido a noivinha.

7 comentários:

Anônimo disse...

Oi Carla!
Não sabia da Schultüte como tradição! Fiquei alguns meses na Alemanha e realmente na questão de escola eles são tradicionais, mas confesso que acho isso não tão ruim. Estive numa escola de segundo grau (Gymnasium?) e foi tão legal, tão diferente do Brasil!
Passei por esses apertos de pegar primeira fila na escola da minha sobrinha. Que confusão!!!
Beijos

Anônimo disse...

Oi Carla,

Amo ler o seu Blog, tds os dias dou uma olhada para ver se tem algo novo.

Bisous

Anônimo disse...

Oh! Carlinha o que eu posso dizer, pra mim lendo até parece gostoso ver os filhos crescidos...

Coloca uma fotinho dos meninos.

beijos

Anônimo disse...

Carla, chora mesmo!! aproveita bem este tempo, daqui a pouco passa e vc tá cheia de lembranças deles...fui

Unknown disse...

Denise, voce sabe que uma época quase matriculei as crianças numa escola Waldorf,justamente por causa desse tipo de coisa.

Pururuca, é tradiçao sim, tem toda uma história, antes eram os padrinhos que entregavam às cças.

Rejane e Ingrid,obrigada pela visita a casa é sempre de voces,boto foto dos meninos sim Ingrid.

Oi Ciça,égua esqueci de te dar Bescheid do meu blog né? Agora já sabe,Bjo.

Manoel,ce tem razao daqui a pouco isso passa e eu vou ter saudades com certeza.

Anônimo disse...

He he he, e eu já estou um pouco temerosa porque daqui a poucos anos meu filho vai entrar em escola aqui nos EUA, e tem tantas tradições e costumes diferentes, que tenho medo de ficar completamente perdida (se bem que posso consultar meu marido, que cresceu aqui). Esse chucrute, digo, Shultute, parece bizarro, mas não tem jeito, a gente tem que se adaptar, fazer o quê? :)

Sobre trauma de festa junina, quando eu estudava em colégio de freiras, tinha tão poucos meninos, que algumas vezes eu tinha que fazer papel de menino nas quadrilhas.

bjs

Anônimo disse...

Ingressei este ano nesta vidinha de "espectadora da filhinha nas festinhas da escolinha"; A primeira comemoração que participei foi a do Dia das Mães e já comecei a me emocionar logo que cheguei ao teatro. Sentamos, e eu mais uma vez tentando conter as malditas lágrimas, missão impossível!... meu marido olha pra mim e pergunta: - tá chorando? mas as cortinas nem se abriram ainda!!!
Para encurtar a conversa, quando as luzes se acenderam ao final da festa - é impossível disfarçar quando choro, o nariz fica uma bola vermelha e a boca incha-, algumas mães vieram me consolar o que me fez chorar ainda mais!
Mas também né, estrear logo no Dia das Mães!
Beijo carinhoso.