segunda-feira, 28 de maio de 2007

Virundum


Virundum é assunto pra muitos posts, o assunto já foi mais moda, e hoje em dia anda meio esgotado.
Todo mundo já virundiou, conhece alguém que virundeia, e quem ainda nao virundeou,virundeará com certeza,é só uma questao de tempo.

Acontece um virundum toda vez que alguém cantando uma música, troca uma palavra por outra, as vezes completamente sem sentindo. O nome vem do hino nacional:
-"O Virundum ipiranga..."


Clássicas sao as letras de Djavan,que já que ninguém entende mesmo,sai cantando o que achar melhor.
Açaí de Djavan é campea de virundum. Já cantaram de tudo:

O originalmente: "Açaí / Guardiã / Zum de besouro / Um imã / Branca é a tez da manhã"

Já se transformou em : "Ao sair do aviao,vi um besouro e um limao...." ou

"A sair / guardiã / Zumdibizum / Um limão / branca é às / Três-da-ma-nhã"

Pior é quando o sujeito sai cantando bem alegre, sem nem se dar conta. Assim como o senhor meu esposo cantava Skank dentro do carro com a janela aberta bem alto:
"macaco cidadao...ohoho macaco da civilizaçao" em vez de pacato cidadao.

A música que mais me fez sofrer na adolescencia, foi Alagados do Paralamas do Sucesso.Eu nao tinha a menor idéia do que ele dizia e inventava uma palavra qualquer,mas fazia questao de pronunciar mais baixo, e enrolava logo a língua pra nao cometer gafe.

Mas recorde mesmo eu vi em uma comunidade no Orkut onde a garota dizia que tinha se decepcionado com atirei o pau no gato, porque tinha certeza que a Dona Chica-ca vinha de Mirocecê!!! Achou que fosse uma cidade no interior da Bahia, sei lá. Sempre cantou assim:
"Dona Chica-ca vem de Mirocecê...." coitadinha,ficou tao chateada quando soube que na verdade era: Dona Chica-ca DIMIROU-SE SE. Porque nao venha me dizer que alguém cantava admirou-se se com D mudo e com a letra A no início que eu nao acredito.

Mas virundum bom e original mesmo eu ouvi hoje. Gaby estava enxugando louça e cantarolando Mila do Netinho quando em vez de cantar:
"Na praia num barco num farol apagado", ela me solta um:

"Vai cagar no mato com farol apagado."
Nao aguentei e me esborrachei de tanto rir, com ela vermelha de raiva. Olhando pelo lado bom, pelo menos ela ia cagar no mato com o farol apagado.

Mais virunduns?
aqui e aqui

10 comentários:

Bia disse...

E quem é que nunca virundunzou na vda, minha cumadi? A gente vive fazendo isso. Nunca me esquecerei de uma. Esta vem lá do fundo do baú: eu trabalha como assistente de um veterinário lá no interior da Bahia (Teixeira de Freitas), tinha 16 anos. Num momento de pura descontracao, o veterinário cantarola aquela famosa, de uma novela das 8, cantada por Rosana: "como uma deusa, vc me criuou!" Ao invés de "vc me mantém". Lembro-me que virei o rosto pro lado e ri abafado, pra ele nao perceber.
Agora, posso falar de um virundun que já veio virundunzado de fábrica, e ninguém faz a mínima questao de corrigir? É aquela cancao infantil "se esta rua, se esta rua fosse minha, eu mandava, eu mandava ladrilhar..." Gente, pelamordedeus, é condicional, é "mandaria"! Se a rua fosse minha, eu a mandaria ladrilhar com pedrinhas de brilhantes! Mas quer saber? Desde a primeira vez em que a cantei pra meu filhote, fiz o esforco de conjugar o verbo no condicional. Pra dar o bom exemplo desde cedo! Juro que ficava estranho, no comeco, mas hj já acho natural, cantá-la certinho.
Boa terca chuvosa procê :)

Anônimo disse...

Ai Carla , so vc mesmo pra me fazer dar muuuuuitas gargalhadas com esta terca chuvosa e depressiva ,eu nao aguento HUAHUAHUAHUUA
A Gabi eh demais ,parecida com vc!!
Beijos

Unknown disse...

è verdade, atire a primeira pedra quen nunca virundumzou, principalmente com as letras de bandas do anos 80... ninguém entendia bulhufas daquela letras de crítica social escritas em português de aula de filosofia/sociologia (que no fundo dao sempre a mesma matéria). Fiz e faco isso até hoje, claro, morro de vergonha...

Anunciação disse...

Essa mesmo do paralamas ainda hoje dou um virundunzada de vez em quando.É hilário!

Anônimo disse...

Gostaria de avisar ao comentarista Darcson que "virundunzou" é com n e nao com m.... comeca assim a palhacada!!!! Dai nasce essas coisas de cagar no mato com farol pagado ou aceso!!!

Unknown disse...

Bem só se for o farol "pagado" cacacacacacacacacacacacacacaca mesmo. Bem melhor q virundumzou com m, nao acham??? palhacada mesmo!!!

Anônimo disse...

Ótimooooooooo!

Anônimo disse...

A-M-E-I
me lembrei da minha época de escola em Sampa quando toda bendita sexta-feira tinhamos que cantar o hino nacional... virundumzada total tanto no conteúdo como no volume por parte de todos os alunos. Tem partes do hino que fui "descobrir" corretamente ao ler... ó ceus...
Mas essa do farol apagado é boa... pelo menos não chama muita atenção, né?
Bjs

Flávia disse...

Meio do plantao noturno, sem XONGAS para fazer, morrendo de rir do post !

Beijinho.

Flávia disse...

Lembrei do meu cunhado e da minha irmã. Tem aquela "A Festa da Música Tupiniquim", do Gabriel, O Pensador.

Cunhado sempre cantou "a festa da música do B.B. King" e irmã cantava "a festa da música do Billy Jean". O melhor é que nenhum dos dois escolheu um nome brasileiro para virundar !

Beijinho,
Flávia.