terça-feira, 3 de outubro de 2006

O que é que eles estao lendo?


Felipe está lendo uma revista para adolescentes na mesa da cozinha, pelo menos era o eu eu pensava que fosse, de repente vejo ele ali muito atento lendo uma página onde dois adolescentes estao NUS. Assim nuzinhos da Silva, como vieram ao mundo.
-Que que é isso?
-Ué a revista que eu comprei...
-Mas e esse dois pelados aqui, que que isso?
-Ah, isso? é a coluna do Dr. sei lá eu o que...ele tira dúvidas dos adolescentes sobre sexo.
-Até aí entendi, mas porque eles estao nus? precisa? E os pais, dizem oq ue?
Gente,lá estava eu escandalizadérrima com aquilo, peguei todas as outras revistas que o Felipe tinha comprado, e em todas elas, lá estao nuzíssimos dois adolescentes, um garoto e uma garota, falando do seu corpo, do que gostam do que nao gostam, etc...
A minha cabeça brasileira precisa de um tempo pra assimilar isso. Eu acho que nao precisa, mas as crianças (os meus filhos por exemplo),nao se mostram escandalizados, e ficam comparando os corpos de um e outro,mas sem aquela "malícia" ou "sexualizaçao".
Tento fazer cara de acho isso tudo muito natural também,mas é mentira. Fico bege, isso sim. Já nao me bastam as saunas mistas familiares (onde é proibido entrar de roupa de banho), que existem por aqui. Ah nao, nao sei se me acostumo com essas coisas.

E, enquanto a Juliana esteve internada, como nao havia muito a fazer,depois dos quebra cabeças que nós montamos todos, passávamos entao quase todos os dias na banca de revistas do hospital pra comprar alguma coisa pra ela ler.
-Mae eu quero essa daqui ó!
Olho a capa e reolho, e lá estao os títulos das reportagens assim em letras garrafais:
Voce acha que está preparada pra sua primeira vez? Sente vontade de dormoir com o seu namorado? Métodos anticoncepcionais...
-Ah Juliana,essa acho que voce nao vai aproveitar muito, leva outra...
-Essa, entao.
Voce acha que já está na hora? Seus pais já sabem?
Mais ou menos por aí era a capa da outra, e toooodas as revistas pra adolescentes tinham como chamada de capa coisas desse tipo. Tá bom eu me sinto pouco à vontade comprando revistas pra uma menina de doze anos com esse tipo de abordagem na capa, será que nao tem assunto mais light? Será mesmo que uma garota de doze anos tá interessada em ler esse tipo de coisa?
Ai que saudades das revistinhas de pintar e colar, ligue os pontos...Porque ela nao quer uma revistinha de ligar os pontos? Palavras cruzadas, sei lá qualquer outra coisa...

-Que horror Juliana, mas essas revistas só falam de sexo, e da primeira vez, quando, como, e onde vai ser, se já foi, com quem....AFE!!! Voce quer mesmo ler isso, nao tem outra coisa?!?
-Mae voce nao se casou grávida aos 19 anos?
-Eu? Que? er....anran!!! Mas porque voce tá falando nisso agora?
Ai que eu senti até um zumbido no ouvido e um frio na barriga.
-É Ju, mas isso nao quer dizer que eu ou voce, ou.....
-Entao quer dizer que voce era só uma adolescente na sua primeira vez!!!!Mae, desencana olha nao enrola, eu só quero essas revistas por causa dos posteres que estao dentro tá? E por causa das entrevistas com as atrizes famosas, eu nao to pensando em dormir com ninguém.
-Lógico que nao está, imagina aos 12 anos, nao está mesmo, e eu nem pensei nisso,nem por um segundinho.

Porque será que a gente ainda tenta convencer os filhos a nao fazerem aquilo que nós também já fizemos? Me lembro do meu pai me dizendo: -Faça o que eu mando mas nao faça o que eu faço.

2 comentários:

Anônimo disse...

Enxergamos nossos filhos como eternas crianças, talvez seja uma casca fina e delicada de proteção e muito afeto.

Mais Carlinha, cá entre nos, não estou preparada para esse tipo de situação, bom mesmo você sair explicado como faz.

Só assim aprendo, beijos

Anônimo disse...

NORINHA
PELO MENOS O SEU PAI ERA SINCERO E CLARO NA MENSAGEM QUE QUERIA PASSAR
BJS!!!