quarta-feira, 9 de agosto de 2006

Porque eles estao indo?


Nao quero discutir o assunto,mas só fazer uma observaçao:
Desde que começou a guerra, conflito, ou crise no oriente médio, tenho notado algumas coisas.
Eu trabalho quase todos os dias ao lado do portao de embarque de Tel Aviv. Esse portao de embarque serve tanto para a Lufthansa como a El Al que é a compania aérea israelense, e esse portao por motivos óbvios é "especial" e de segurança máxima. Seria até comico se nao fosse trágico,porque depois de todos os controles de segurança, as pessoas permanecem como que fechadas numa espécie de aquário, dentro de uma sala de embarque toda de vidro, e fechada.
Muita gente fica curiosa em relaçao ao aquário e nao deixa de ser peculiar mesmo. É o único portao de embarque fechado dessa maneira e o único onde as pessoas "rezam". Todos os dias de manha, várias pessoas, na maioria homens fazem ali as suas rezas matinais. De um tempo pra cá, muitas mulheres também. Meninas, adolescentes, rapazes, todos rezam ali. Desde que a guerra se iniciou aumentou bastante o número de pessoas ali pela manha.
Mas o número de passageiros nao diminuiu assim tao significantemente.
E eu me pergunto porque? Antes de ontem a ala de embarque da El Al, estava lotada, fila no Check-in, e mais do que nunca eu fiquei curiosa pra ver mais de perto aquelas pessoas que estavam embarcando pra um lugar onde muita gente teria vontade de sair.
Todo tipo de gente, muitos judeus ortodóxos, famílias, israelenses, jovens e pessoas de todas as nacionalidades, entre eles muitos alemaes. Ninguém ali tinha cara de tensao,estress ou angústia.
O que me deixou ainda mais curiosa. Alguns jovens alemaes, estava na fila e conversavam calmamente com os pais que aguradavam ao lado de fora.
Tenho muita vontade de perguntar àquelas pessoas, o porque delas estarem embarcando para Israel num momento tenso como esse.
Eu nao me canso de observar aquelas pessoas, famílias com crianças, jovens, idosos, e fico imaginando quais os motivos que as fazem pegar aquele aviao e partir, quem estará do outro lado à espera dessa pessoas? Quem foi que elas deixaram? O que esperam encontrar quando chegarem em Israel? Será que algum jovem foi convocado por ser reservista?
Nao há embarque de nenhum grupo de excursao, o que seria comum nessa época, mas é perfeitamente compreensível.
Por outro lado, o número de passageiros israelenses viajando para os EUA também diminuiu sensivelmente, muito de vez em quando algum casal mais idoso, ou um jovem.
Certa vez um jovem muçulmano me abordou me perguntando aonde era o Oeste. Eu que nasci sem a rosa dos ventos e normalmente nao tenho senso nenhum de direçao me vi totalmente perdida com aquela pergunta.
-Nao sei porque?
-Como assim nao sabe?
-Nao sabendo meu senhor,nao sei, mas porque é que o senhor quer saber?
-Pra fazer as minhas rezas.
Aí facilitou tudo, porque os judeus também fazem suas rezas voltados para Jerusalém, ou para o Oeste, aí foi só apontar o lugar pra ele ,que saiu agradecendo todo satisfeito.

3 comentários:

Anônimo disse...

Carlinha, é interessante esse amor sem fronteiras que alguns judeus tem por Israel. Querida, eles não deixaram de ir e de guardar aquela terra, e nos ficaremos por aqui na diaspora nos perguntando o por quê.

E se algum dia alguém ti dizer me conta, viu!

Sua vida deve ser muito movimentada trabalhando num aeroporto, quando você começou e como??????

Beijosssssssssssss

Unknown disse...

Verdade Ingrid, amor mesmo, enqto a maioria corre para o lado contrário eles estao justamente indo pra lá,pra muitos é quse incompreensível mesmo.
Eu comecei a trabalhar no aeroporto há 2 anos, na época foi até um pouco de falta de opçao, por nao falar bem alemao, mas eu gosto do trabalho é bem interessante a gente ve de tudo,

Beijocas

Anônimo disse...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! Us pre paid cellular phone plans 1995 mitsubishi eclipse order vicodin online http://www.homeowners-insurance-4.info Hp printer 895cse web design online mba degree rumford rhode island pressure washers Family farmer insurance Necessary impotence designer handbags http://www.web-search-engine-optimization-1.info online forex trading Cute chicks born with dicks hair loss solutions