segunda-feira, 12 de junho de 2006

Linguagem de Sinais


Quando eu era criança, sei lá com que idade, eu e minhas amigas resolvemos aprender a linguagem de sinais. Já vi muita criança fazer isso,por pura curiosidade.
A Xuxa também "falava" pela linguagem dos sinais em seus programas de televisao,mas nem foi influencia dela nao, porque eu já era bem grandinha pra assistir Xuxa.
E a gente andava por aí,conversando umas com as outras através da linguagem dos sinais, e se a gente nao sabia algma coisa,simplesmente inventava.
A minha filha também está nessa agora,anda vidrada pela linguagem dos sinais, e repete o que eu fazia,conversa com as amigas e fica tentando aprender o maior número possível de expressoes e frases,vive fazendo pesquisas na internet sobre o assunto.
Acho que isso deve ser mais ou menos como a língua do P. Eu também passei pela fase língua do P. Adorava falar na língua do P, e disputar pra ver quem falava mais rápido.
Também tive um amigo na adolescencia que falava as palavras ao contrário. Ele se desenvolveu tanto no assunto que cantava as músicas ao contrário. Cantava inclusive a música de abertura do Sítio do Pica-pau amarelo.
Mas voltando aos sinais, Juliana estava há um tempao imprimindo e pesquisando.
-O que mais voce está procurando Ju?
-A linguagem dos sinais em portugues,porque eu só sei em alemao.
-O minha filha é a mesma coisa,senao as pessoas de línguas diferentes nao poderiam se comunicar né?
Ela está na pré adolescencia, isso muitas vezes quer dizer que a mae nao tem razao e nao sabe o que fala, ela nao se convenceu e continuou lá pesquisando.
-Ju, é como braile,minha filha braile é braile, é universal,nao existe a língua alema em braile.
Pensando bem,que coisa difícil de explicar pra criança isso, na nossa época de mundo nada globalizado a gente nem pensou nisso.
Pois bem,ela fica feliz quando ve alguém na rua ou outro lugar,conversando através da linguagem de sinais, e fica prestando uma atençao danada na conversa alheia.
Eu é que nao vou me aventurar pra entender o que é que estao falando; primeiro porque eu já me esqueci de quase tudo, e depois que ler linguagem dos sinais em alemao é dose.
Semana passada estamos lá no bonde,e um casal de surdo-mudos estava conversando, ela toda felizinha prestava atençao o tempo todo.
Daqui a pouco se vira e diz:
-Nao to entenddendo nada, do que eles estao falando.
-É muito rápido?
-Nao, mas eu nao entendo,nao sei porque.
Passado um pouco, entra uma colega deles no bonde, e fala com eles em turco.
Nao é à toa que a pobrezinha nao entendeu.

5 comentários:

Anônimo disse...

Carla,

Olhe que coincidencia a Laura viu hoje na teve no programa " Sesame Street" alguns sinais de linguagem, até me perguntou o que era.

Muito legal, eu também gostaria de aprender......Força pra filhota...
beijim

Sandra disse...

Legal até. Quantos anos sua filha tem? Ontem assisti um documentário sobre uma atriz francesa surdo-muda que ganhou o premio Molliere e também fez aquele filme alemao maravilhoso sobre a beleza do silencio, aquele da mae surdo-muda que desce a ladeira de bicicleta, sabe? Acho que se chama "Jenseits der Stille". Magnífico! Adorei ter assistido o documentário, que mulher de fibra! Ela explicou que antes de aprender a linguagem dos sinais (aos 7) nao havia passado/presente/futuro pra ela, tudo era misturado, nao havia estrutura. A linguagem dos sinais trouxe estrutura pra vida dela e ela ganhou o mundo através dela, se tornando diretora e atriz de cinema e também de teatro. Legal! Beijos!

Anônimo disse...

Acho lindo quem consegue se comunicar com sinais ,tentei aprender,mas não tinha com quem praticar.Trabalhar com isso deve ser muito gratificante,quem sabe sua filha já não está mostrando o que quer fazer no futuro.Beijos!

Anônimo disse...

carlinha

vc acha que a Ju é pré- adolescente? o que é adolescente?
bjs da sogra.

Unknown disse...

Eu me lembro de ter aprendido a linguagem dos sinais numa novela que o Tony Ramos era surdo, Não me lembro o nome agora, mas era muito legal. Pena que não lembro de mais nada :)