segunda-feira, 15 de maio de 2006

O onibus 58

Meio pobre essa coisa de falar de onibus. Imagine um post sobre onibus.
Mas é que nao é um onibus qualquer é o 58. E ele já faz parte da minha rotina há mais de dois anos.
E por isso, eu encontro todos os dias,praticamente as mesmas pessoas.
Praticamente uma família, uma família que nao troca uma única palavra há dois anos.
Ninguém se fala. Lógico que nao,a gente está na Alemanha. Nem bom dia, nem fala sobre o tempo,nada......
Eu tenho certeza de que se fosse no Brasil,todos já seriam amigos, e até imagino as conversas:
-E aí seu Joaquim,melhorou da perna?
-E a Sra. Dona Cida,aquele chá de carqueja ajudou a sua dor de barriga? Ah! sabia, é tiro e queda!!!
Mas a gente está na Alemanha, logo....Silencio total e absoluto.
E aí é que está o problema. Eu começo a imaginar quem sao aquelas pessoas. Coloco nome nelas por minha conta, e se um fulano nao aparece,já vou tirando as minhas próprias conclusoes....
-A mocinha loira nao veio hoje, deve estar doente....ou de folga.
Eu vou imaginando o que eu bem quero, que a fulana tá doente,nao apareceu porque perdeu a hora,e por aí vai.
Alemao,nao gosta que ninguém se sente ao seu lado nos onibus,ou em qualquer transporte público,entao sutilmente ele coloca uma mochila ,uma sacola,ou qualquer outro objeto que possa impedir que alguém se sente ali, e muita gente nao tem coragem de pedir pro cara tirar ntao fica lá em pezinho bem quietinha enquanto o trem tá cheio de pessoas sentadas sozinhas com suas mochilas do lado.
No começo eu achava isso engraçado,mas já me contagiei. Entao,todas as manhas,quando o onibus chega,todo mundo vai se empurrando e se abolotando na porta nao só pra se sentar,mas pra se sentar sozinho, que é o mais importante.Tudo na maior falta de educaçao,mas em absoluto silencio.
E já que a gente nao conversa,entao eu fico reparando nas pessoas,claro.
Lógico que eu quero sentar sozinha; porque se sentar ao lado do mocinho que tem mau hálito no ouvido é dose viu? Só pode ser do ouvido porque como de outra forma voce pode sentir o mau hálito de alguém,se sentando ao lado dele?
Também nao quero de jeito algum me sentar ao lado da mocinha que tem tique....Ela passa os 25 minutos de viagem arrumando a franja do cabelo, que é lisíssimo e fica pulando em cada mexidinha que ela dá. E eu tenho que controlar os meus instintos mais animais pra nao voar no pescoço da pobre mocinha, e pedir pelamordedeus pra ela parar com isso.
Também nao quero me sentar ao lado do moço que vai de shorts. Eu sabia que quando começasse a primavera ele viria de shorts. Mas nao é um shorts qualquer. É um shorts jeans curtíssimo de bainha desfiada, e o mocinho tem as pernas tao finas,que eu nao consigo para de olhar. Aí imagina eu lá sentada ao lado dele e ele se dá conta que eu nao paro de olhar e resolve falar comigo? Nao,isso nao.... Melhor procurar outro lugar....
Pode ser ao lado do Sr com cara tarado. Mas aí nao tem tanto problema porque ele desce logo, e eu posso ficar na janelinha sozinha.
Tem o moço que sempre vai dormindo e se esparrama e baba, e por isso ninguém nunca se senta ao lado dele.
E uma Sra, que é uma comédia, ela é a mais nova do grupo,só um ano. E sempre faz a mesma pergunta quando o onibus vem chegando:
-É o 58 né?
Também tem a variaçao:
-O 58 já passou?
Eu decidi por conta que ela é turca.
E lá vamos nós....todos os dias ano após ano,sem uma única palavra trocada, as mesmas pessoas ,já pensou se fosse no Brasil?
Eu hein!!! Quero mais é sentar na janelinha e do lado direito que é o único que eu consigo cochilar.

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá ,bom dia ! Olha de qualquer forma,que as pessoas sejam aí na Alemãnha ,deve ser melhor que aqui:infelizmente São Paulo foi tomada por bandidos que nos mandam descer dos ônibus abarrotados e mal cuidados ,nos assaltam e põem fogo nos ônibus que já são poucos ,então sinta-se no PARAIZO...Isso está acontecendo em SAMPA ,RIO, MINAS ,GOIÁS ,e espero que pare logo, senão eu vou pedir dicas pra você pra ir para a Alemãnha...BEIJOS DE PAZ!

Anônimo disse...

hahahaha, vc realmente é ótima!!!
mas quero contar que a minha manicure te a "turma do onibus" de todos os dias. É uma farra diária com comemorações de aniversários e demais datas; já pensou vc nessa "turma"??? ia se divertir muito....bjs.

Anônimo disse...

hahahaha, vc realmente é ótima!!!
mas quero contar que a minha manicure te a "turma do onibus" de todos os dias. É uma farra diária com comemorações de aniversários e demais datas; já pensou vc nessa "turma"??? ia se divertir muito....bjs.

Anônimo disse...

Adorei essa historia. por favor, tente conversar algum dia com alguem e nos conte o que aconteceu.

Anônimo disse...

Olá Carla,

Trabalho em uma Editora no Brasil estamos em vias de publicar um livro de História e nossos autores gostariam de reproduzir o seu comentário sobre o ônibis 58 - publicado em 15 maio 2006. Gostaria de saber como entrar em contato com você para solicitar essa autorização.
Se possível entre em contato comigo através do e-mail jperucci@positivo.com.br
Agradeço pela atenção e aguardo o seu retorno.

Janine